Procure Aqui

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tipos de coerência

A coerência é composta por encadeamento de ideias, um texto coerente, é construído por uma estrutura que faça sentido e esteja correto, um texto coerente deve ser totalmente significativo.
Coerência não é sinônimo de qualidade, pois a qualidade de um texto depende diretamente da situação dos interlocutores, os mesmos, adaptam e usufruem do texto de acordo com a ocasião em que se encontram.  
O texto coerente, apoia-se na questão de semântica, pois o seu significado é o foco, um texto com semântica correta possui processos de uma linha cognitiva, situacional, sociocultural e interacional.
Alguns estudos relatam diferentes tipos de coerência, o texto é semântico quando apresenta coerência em seus elementos enunciados e seus respectivos significados, a coerência sintática relaciona conectivos e pronominais de objetos semânticos, a coerência estilística relata os vastos elementos ou registros linguísticos que não mudam o sentido do texto e a coerência pragmática  que orienta o ato da oralidade, para que ocorra interação entre locutor e receptor.

A coerência impulsiona a construção do texto, o texto regido pela semântica, posiciona-se nos pilares de locutor, receptor e contexto.


Carine Santos Souza - B7691J-7



Situacionalidade

A situacionalidade trata a situação em que o texto é apresentado, e suas respectivas divisões. Dividida em dois âmbitos, a situacionalidade proporciona uma compreensão mais abrangente sobre o contexto de diversas ocasiões.
Ocorrendo da situação para o texto e do texto para a situação. A situação para o texto refere-se a medida em que a situação,  tanto da situação, como do entorno sócio-politico-cultural, interfere na produção e recepção do texto.
E texto reconstrói o mundo segundo suas experiências, seu modo de ver o mundo, o interlocutor interpreta o texto de conformidade o texto com a sua perspectiva, sua forma de analisar o mundo.
As situações comunicativas se adequam ao contexto, orientando o sentido do discurso, elevando a elaboração da construção comunicativa.
A situacionalidade é objeto unanime para abordar as situações, o contexto no qual o texto é produzido deve focar a situacionalidade, conduzindo de maneira adequada o tratamento entre texto e receptor.

Carine Santos Souza - B7691J-7

O letramento e a alfabetização

É evidente que o Brasil é um país cujos cidadãos são desprovidos do hábito de ler, possui-se níveis excedentes de analfabetos em todas as regiões, e os que são alfabetizados, não tem a noção de que ler e escrever é uma necessidade importante para a construção e colocação das pessoas na sociedade moderna.
Atualmente, alfabetizar é irrisório se comparado ao desenvolvimento educacional das crianças estrangeiras, se faz urgente uma politica eficaz que aplique definitivamente o letramento juntamente a alfabetização satisfatória, incentivando o emprego da leitura no cotidiano dos brasileiros, contribuindo para o crescimento da sociedade, proporcionando uma educação de qualidade adequada.

De acordo com Magda Soares, é preciso a união de letramento e alfabetização, estimulando desde pequenos, o gosto pela leitura, o letramento deve acontecer o quanto antes promovendo livros culturais para as devidas idades, e por intermédio desta leitura, capacitar crianças, por um amanhã melhor na educação brasileira.

Carine Santos Souza - B7691J-7

A construção dos sentidos.

Busca-se, que o texto possua uma boa elaboração, algo que abranja o texto de maneira objetiva. Uma construção conceituada é constituída por fatores que possibilitem a compreensão, tornando o texto claro e semântico.
Sendo assim, o texto na modalidade verbal ou escrita é, realizado nos padrões de coesão e coerência, os mesmos, são partes fundamentais da instalação do sentido do texto.
Um bom texto é dotado de competências comunicativas, essas competências ocorrem em decorrência de diversos fatores que são considerados indispensáveis em um texto, entre eles estão situacionalidade,  intertextualidade, informatividade, aceitabilidade etc.

Em suma,  criar um texto exige um determinado conhecimento, e construir o sentido texto é  uma tarefa que apoia-se numa didática estratégica, para que haja entendimento e a meta de aplicar a semântica seja atingida, um texto sem sentido é desprovido de compreensão e inutiliza-o, um texto semântico nada mais é, do que um diálogo bem elaborado. 


Carine Santos Souza - B7691J-7

O que é texto?

O texto pode ser considerado uma ferramenta magnifica para a aprendizagem, pois o mesmo é uma unidade básica da comunicação, o texto é a forma como a sociedade dialoga.
  É dado como interação social, pois o texto sempre é produzido de uma pessoa para outra, em um texto é necessário citar o autor e o possível receptor.
  Atualmente o texto, é visto de maneira muito mais abrangente, pois passou a ser usado como contexto para ensinar e não como pretexto.
  O texto processa conceitos de atividades comunicacionais, o mesmo, une elementos linguísticos padronizando o grau de entendimento das pessoas, pois possibilita para diversos indivíduos a compreensão de uma conformidade da língua.
  Enfim, o texto caracteriza-se pela construção de uma ideia, que possui como objetivo ser transmitida, independente do suporte, a ideia deve ser acessada e absorvida por diferentes grupos da sociedade.


Carine Santos Souza - B7691J-7