Procure Aqui

terça-feira, 4 de junho de 2013

A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO TEXTO: COESÃO E COERÊNCIA

O que é "coesão"? A coesão é um fenômeno textual que diz respeito ao modo como os elementos de um texto se encontram interligados. Existem dois tipos de coesão: a remissão e a sequenciação.
A remissão no texto tem sido vista como um fenômeno de referência endofórica, distinguindo-se entre ANÁFORA e CATÁFORA.
E agora vem a pergunta: "o que é 'anáfora'?". A anáfora é um fenômeno que estabelece uma relação de (cor)referência entre os elementos do texto através de inferenciação; através de remissão, são feitas cadeias coesivas ou referenciais.
E o que é "coerência"? A coerência é um fenômeno textual que diz respeito ao modo como os elementos do texto constituem um sentido. A coerência não está no texto; ela é construída a partir dele, e se estabelece em vários níveis, todos concorrendo para sua construção.
Existem casos em que os limites entre coesão e coerência são obliterados, como a forma como a remissão é realizada e a ambiguidade referencial, por exemplo.
Devido ao processo textual, existe uma imbricação entre coerência e coesão, apesar de ambas serem distintas. Pode existir coerência em um texto sem ter coesão, da mesma forma que um texto pode estar coeso, mas incoerente.
Portanto, nos textos coesos, a coesão e a coerência passam a constituir o verso e o reverso do texto.



AMANDA D'AURIZIO TEIXEIRA ---------- B70540-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário