Procure Aqui

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Relatório: Práticas de Letramento no Ensino: Leitura e Escrita

  Letramento é o resultado da ação de ensinara e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. Letramento é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
  Portanto, o letramento possui uma importância maior que a alfabetização, pois o indivíduo letrado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita.
  Dessa forma concluímos que letrar é função e obrigação de todos os professores, mesmo porque cada área do conhecimento tem uma linguagem específica tanto no campo da informação, dos conceitos e dos princípios.

Leitura

  A leitura é extremamente importante, pois a ausência da mesma: bloqueia a possibilidade e acaba de certa forma ,nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor.
  A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interação.
  É indiscutível que a leitura deve estar presente nas séries iniciais e na escola em geral, pois a educação tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno.

Escrita

  A prática da escrita não deve ficar restrita estudantes, nem tampouco aos que dominam a norma culta, como os escritores. Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir e proporcionar humanamente a experiência imperdível de viver.

Reginaldo Monteiro - B6206D-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário