Dedico este blog para finalidades disciplinares, para que aqui seja testado, compartilhado e incentivado, conhecimentos adquiridos em aula.
Procure Aqui
quinta-feira, 6 de junho de 2013
O seminário de aspectos textuais: Situacionalidade
Os alunos do curso de letras da Unip em sorocaba realizaram no ultimo dia15 um seminário sobre textualidade conceito desenvolvido por Beaugrande e dressler (1981),sobre os aspecto que tornam um texto bem cronstruído e não um amontoado de enunciados.
Em grupos os alunos apresentaram sete aspectos que constituem a textualidade que são coesão ,coerência, intertextualidade, aceitabilidade, intencionalidade, informatividade e situacionalidade.De uma forma modesta apresentaram e exemplificaram cada um dos aspectos.
no decorrer das apresentações o grupo que tratou do assunto situacionalidade, fez fez uma apresentação simples e eficiênte sobre seu aspectotratando como "adequadação do texto a situação comunicativa, no qual o contexto orienta o sentido do discurso" e continuaram a exemplificar com um poema Rosa de Hiroshima de Vínicius de Morae, explicaram que o texto foi feito como uma crítica ao acontecimento histórico da detonação das bombas atômicas no japão, e continuaram com o exemplo de uma placa de trânsito onde a, leituras das placas deve see adequada as condições que os motoristas possam utilizar delas de maneira muito prática.
Os alunos fizeramum, um breve comentário sobre comopode ser trabalhado o texto em sala de aula"devemos apresentar o texto aos alunos monstrando para os alunos em que situação o texto foi produzido e em quais condições ele foi inserido em sociedade".
Luclécio Gomes da Silva.Ra: b72177-4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário