Procure Aqui

terça-feira, 4 de junho de 2013

O TEXTO: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Um texto é, antes de mais nada, um conjunto de palavras com coesão e sentido. É visto como sequência de atos de falas, resultados de processos mentais, entre outros. Em suma: textos são resultados da atividade verbal que indivíduos atuantes realizam.
A informação do texto é dividida em TEMA (informação dada) e REMA (informação nova).
O tema faz pontos de ancoragem para o rema, e sua retomada se faz por remissão (ANÁFORA SEMÂNTICA ou ANÁFORA PROFUNDA) ou referência textual. Com a ancoragem do tema, é operada a progressão textual, fazendo relações de sentido no texto.
Cada língua tem COESÃO TEXTUAL, seja para a remissão ou para a progressão. As relações entre informação e conhecimento podem ser feitas por meio da situação em que a comunicação se encontra, do contexto e da intertextualidade.
E qual é a propriedade que define um texto de vez? Como um texto é um texto? Simples: um texto é constituído a partir do momento em que um sentido é construído em uma manifestação linguística entre uma ou mais pessoas. Uma vez construído um sentido, a manifestação verbal se torna coerente, o que leva um texto a ser definido como texto



AMANDA D'AURIZIO TEIXEIRA ---------- B70540-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário