Atualmente o contexto social brasileiro quando se refere a leitura, ou ao hábito da leitura por parte dos brasileiros demonstra-se insatisfatório. Problema este que agrava-se no país que ainda apresenta altas taxas de analfabetismo.
de acordo com o Mec/Inep cerca de 980.000 mil das crianças de 1º à 4º série não sabem ler e escrever apenas 1.600 sabem ler fases simples.No Brasil há quem sabe ler escrever mais não toma para si este conhecimento como hábito e também há quem sabe como e importante leitura e da escrita mais infelizmente não sabe ler e escrever.
Se comparado aos países de primeiro mundo que a leitura é incentivada tanto pelos órgão governamentais como também pela família gerando um cidadão crítico da vida social é não um alienado.Assim o povo brasileiro evidentemente assume um posição muito frágil.
Para Magda Soares há uma necessidade de se pensar em letramento a partir do momento que alfabetizar tornou-se insatisfatório,cabendo ao letramento proporciona ao cultivamento e exercícios das praticas sociais que usam da escrita.
O letramento deve ser estendido a cada cidadão mesmo na infância, na escola pelas séries iniciais o gosto pela leitura deve ser estimulado trazendo para os alunos livros compatíveis com suas preferências para não lhes tirar o gosto pela leitura antes de ser iniciado.Cabendo ao professor intermediar a aproximação do aluno para ser um sujeito letrado.
Luclécio Gomes da Silva Ra:b72177-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário